Castanhas, nozes e amêndoas: benefícios destes alimentos

0
270

Castanhas, nozes e amêndoas: saiba os benefícios destes alimentos

As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas, proporcionam uma série de benefícios para a saúde quando são inseridas na alimentação. Afinal, elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.

Contudo, alguns cuidados são necessários ao ingerir as oleaginosas. Por isso, conversamos com nutricionistas e explicamos como ingerir os alimentos, o quanto comer, quais os problemas do excesso, cuidados na compra, os benefícios e itens que combinam com as oleaginosas.

Os benefícios das oleaginosas

Nozes-mix-CASTANHAS

As oleaginosas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas gorduras são importantes porque não atuam na elevação do colesterol ruim, LDL, e contribuírem para melhorar os níveis circulantes do colesterol bom, HDL. A substância também tem um efeito anti-inflamatório que pode evitar problemas cerebrais degenerativos, entre outros.

Outros nutrientes presentes nas oleaginosas também possuem a ação antioxidante. ?São eles: selênio, vitamina E e zinco.
Esses nutrientes combatem os radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo do organismo, contribuindo assim para a prevenção de algumas doenças e do envelhecimento precoce?, conta Buschinelli.

Além disso, as oleaginosas são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias e atividade anticancerígena. Elas também possuem fibras e proteínas.

Qual oleaginosa é a melhor?

Todas as oleaginosas são benéficas para a saúde. “Elas possuem nutrientes semelhantes, como proteínas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas. A castanha do Pará destaca-se pelo teor de selênio, um potente antioxidante”, conta Buschinelli. É importante ressaltar que este alimento não deve ser consumido em excesso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA